A proposta do PS (negociada com o BE) sobre a descida da sobretaxa do IRS, segue a linha da progressividade: baixar mais nos escalões de menores rendimentos, baixar menos nos mais altos.
Thursday, December 17, 2015
Friday, December 4, 2015
DIGNIFICAR
Aquilo que o programa de governo do PS (negociado à esquerda) vem trazer é uma mudança clara na linha de condução política de Portugal.
Tuesday, November 24, 2015
2ª VOLTA
Às presidenciais de Janeiro próximo apresentam-se um sem-número de candidatos, mas serão muito poucos os que verdadeiramente serão decisivos.
Wednesday, November 4, 2015
ALTERNATIVAS
A elaboração de um Orçamento do Estado é uma tarefa política.
Mesmo as metas do défice e da dívida pública a que estamos sujeitos resultam de decisões políticas europeias.
Tuesday, November 3, 2015
OS PERIGOSOS EXTREMISTAS SOCIAIS-DEMOCRATAS (OU O MUNDO AO CONTRÁRIO)
De tal forma mudou o mundo, que é caso para se dizer que, hoje, até os sociais-democratas (pelo menos os verdadeiros) comem criancinhas ao pequeno-almoço.
Friday, October 23, 2015
CAVACO NUNCA MAIS!
Cavaco Silva está a despedir-se das suas funções presidenciais da pior maneira possível. Tanto tempo calado e imóvel para, agora, pôr as garras de fora, mostrando-se o que sempre foi: autoritário, despótico e com total desrespeito por aqueles que pensam diferente de si.
Sunday, October 4, 2015
Monday, September 28, 2015
ADMINISTRAÇÃO FELIZ
Olhar para indicadores de felicidade (e não meramente para critérios de eficiência económica e financeira) é tido, por cada vez mais pessoas, como a forma correcta de proceder à aferição das políticas públicas.
Wednesday, September 16, 2015
PALIATIVOS
As dificuldades que a Europa está a enfrentar para lidar com o problema dos refugiados não são mais do que a consequência natural da falta de planeamento e de antecipação dos problemas inerentes à globalização selvagem que nos desgoverna.
Monday, September 7, 2015
CUIDADO!
Enquanto cidadão e eleitor, exijo que os governantes da nação se rejam por dois princípios nas suas tomadas de decisão:
Monday, August 31, 2015
EMIGRAÇÃO É COISA DE PAÍS POBRE
Dado que Portugal tem assistido, nos últimos anos, a um fenómeno emigratório quase sem precedentes na sua história, o tema da emigração tem estado na ribalta mediática.
Tuesday, August 18, 2015
ESTRATÉGIA FURADA?
A proximidade entre as legislativas e as presidenciais, e a provável não existência de maiorias absolutas na próxima legislatura, está a fazer com que os partidos actuem estrategicamente na escolha e anúncio dos seus candidatos presidenciais.
Tuesday, August 11, 2015
Friday, August 7, 2015
DESPERDÍCIO
Desde o fim da ditadura, Portugal encetou um notável processo de qualificação dos seus recursos humanos (através da massificação do ensino público e gratuito) que lhe permitiu iniciar a convergência para os níveis de qualificação típicos da Europa desenvolvida.
Wednesday, August 5, 2015
O OUTRO OU OS LIMITES DA LIBERDADE
Entendamo-nos, a primeira e inultrapassável limitação à liberdade são as leis da física: não se consegue anular a lei universal da atracção dos corpos, não se conseguem violar as leis da termodinâmica no mundo macroscópico nem as da física quântica no mundo microscópico. E o nosso próprio corpo, e a nossa mente, obedecem a todas essas leis, quer queiramos quer não.
Monday, July 20, 2015
VOTO FELIZ
A principal razão da existência de democracias é o permitir às pessoas expressarem as suas preferências e vê-las representadas nas decisões políticas.
Thursday, July 9, 2015
ENCRUZILHADA
O Partido Socialista (PS) português enfrenta muito do dilema que os partidos socialistas europeus têm enfrentado: porque se deixaram inebriar pelo canto das sereias neoliberais, e permitiram consolidar esse dogma nos tratados europeus, vêm-se enleados numa teia perversa em que alinhar com a Europa ou desalinhar conduz, sempre, ao abismo.
OS AMANHÃS QUE CANTAM ULTRALIBERAIS
É encantador (e assustador) verificar como os defensores do ultraliberalismo papagueiam a sua ideologia cheia de promessas miríficas, de destinos encantados, baseando-se apenas em profissões de fé e retórica.
Tuesday, June 30, 2015
MISMATCH
A Grécia não tinha estrutura económica para ter entrado na zona euro. Entrou, e continua a não ter.
O euro foi criado à imagem e semelhança do marco alemão, um ‘perfect fit’ para a Alemanha e mais ninguém (Portugal, Espanha ou Itália também não aguentarão este euro). Assim, ou há uma profunda reforma do euro, adequando-o a países com sistemas económicos e graus de desenvolvimento diferentes, ou muitos acabarão por sair.
Wednesday, June 17, 2015
IRREVERSÍVEL?
Poucas coisas na vida podem ser reduzidas a maniqueísmos.
Dizer, em abstracto, se uma privatização, ou uma nacionalização, é bom ou mau é impossível. O caso da TAP é paradigmático: a privatização não pode ser analisada em abstracto, mas nas condições efectivas em que se realiza.
Thursday, June 4, 2015
EVIDENTEMENTE
As conclusões do recente estudo do Eurostat sobre a qualidade de vida dos europeus reconfirmam os resultados das investigações científicas da economia da felicidade: os países mais felizes são aqueles onde existem verdadeiras sociais-democracias (com equilíbrio entre liberdade económica e igualdade social, com forte intervenção do Estado), onde a criação de riqueza está ao serviço da felicidade dos povos e não os povos ao serviço da criação de riqueza.
Monday, May 25, 2015
PARA PRECÁRIA JÁ BASTA A SAÚDE
A condição humana é simples: estamos todos condenados à morte. Uns mais cedo, outros mais tarde. Uns por acidente, outros por doença. Uns na infância e juventude, outros na vida adulta ou na velhice. Uns de morte súbita, outros de doença prolongada. Uns de morte morrida, outros de morte matada. E os que têm a sorte de não morrer cedo, ficam condenados ao lento apodrecimento do corpo, pela degradação progressiva da saúde, que está programada no nosso ADN (sim, no ser humano não há dúvidas de que temos uma obsolescência programada). E todos sabemos isto.
Wednesday, May 20, 2015
EM NOME DA VIDA
O número de pensionistas não é uma infelicidade mas uma realidade a sustentar. Para isso, são necessários novos modelos de financiamento da segurança social (ex. impostos sobre as grandes fortunas, o património de luxo e as transacções em bolsa) e políticas de inversão da tendência demográfica. Isso só será possível fixando os jovens (e não empurrando-os para a emigração) através do combate à precariedade e ao desemprego, do aumento de salários e da protecção das mães trabalhadoras, ou seja, criando felicidade laboral.
Wednesday, May 13, 2015
FORTE INIMIGO
O facto de o desemprego ter subido 0,2 pontos percentuais no primeiro trimestre de 2016, dificilmente pode ser interpretado economicamente como uma tendência de aumento do desemprego, por duas razões:
Monday, April 27, 2015
O INÍCIO DA INFLEXÃO?
O corolário do estudo liderado por Mário Centeno, encomendado pelo PS, é que é possível inflectir-se a estratégia até aqui seguida, encontrando-se políticas de combate à crise que respeitam as nossas obrigações internacionais.
Tuesday, April 7, 2015
AS ALTERNATIVAS DA DÍVIDA
As avaliações das agências de ‘rating' que mantêm a dívida soberana portuguesa no "lixo" têm sido interpretadas como sentenças: enquanto a notação não melhorar, estamos condenados.
Friday, March 20, 2015
Reportagem TV Record Dia Internacional da Felicidade
A minha aparição na reportagem da TV Record, de 20 de Março de 2015, a propósito do dia internacional da felicidade.
DORES DE CRESCIMENTO
Uma sociedade é uma aglomeração de entidades viventes. Como tal, é ela própria uma entidade viva. Por isso, está em constante mutação. E dessas mutações sociais, nasce de tudo um pouco: desde lentas metamorfoses até bruscas revoluções.
Thursday, March 19, 2015
PORQUE A FELICIDADE É UM ASSUNTO SÉRIO
Sobre felicidade já muito se escreveu e pensou ao longo dos tempos. Desde a Grécia antiga até à actualidade, milhões de linhas já foram escritas sobre felicidade. Dela, sabe-se que é algo que todos desejamos, mas que temos dificuldade em definir. E mesmo os pensadores que versaram sobre felicidade, também ainda não chegaram a um consenso (que nem sequer é provável que venha a existir).
Wednesday, March 4, 2015
OS MALEFÍCIOS DA OPACIDADE
Não espero que os políticos sejam super-heróis. Primeiro, porque não existem super-heróis. Depois, porque os políticos não o têm que ser para exercerem cabalmente as suas funções.
Friday, February 6, 2015
FELICIDADE DE RISCO
A recente vitória de uma coligação de partidos de extrema-esquerda nas eleições legislativas da Grécia é uma inovação na União Económica e Monetária. Nunca uma força política desta natureza tinha ganho umas eleições no espaço Euro. Isso, por si só, é gerador de incerteza e risco. Primeiro, porque não se sabe das competências governativas de tal coligação. Segundo, a própria zona euro terá que aprender a lidar com este novo tipo de governantes. A consequência certa, porém, é que não é possível prever como estará a Grécia daqui a um ano.
Tuesday, February 3, 2015
FRUTOS PODRES
As recentes mortes nas urgências dos hospitais não são obra do acaso. Sim, há um surto gripal atípico mas há também um desinvestimento no SNS, ideológico e planeado, que começa a dar frutos. Furtos podres, estes que as mortes são.
Wednesday, January 21, 2015
O BOM SENSO DE RUI MOREIRA
Do bom senso se diz que toda gente está convencida que o tem em quantidades suficientes. Na realidade, o bom senso (não confundir com senso comum) é uma qualidade muito rara. E isso nota-se especialmente nos que têm responsabilidades decisórias, pois que, tantas vezes, exibem a falta dele, precisamente através das decisões que tomam. Assim, é muito difícil encontrar executivos que tenham bom senso e, por isso, devemos dar-nos por muito satisfeitos quando tal acontece.
Tuesday, January 6, 2015
PALAVRAS VÃS
Nem todas as palavras são vãs. Muitas vezes, podem ter uma grande utilidade. Ora por que nos transmitem informação nova e relevante, ora porque nos consolam ou motivam. As palavras proferidas por Cavaco Silva no seu discurso de ano novo foram vãs: porque não trouxeram nada de novo, porque não foram motivadoras e porque Cavaco tem um passado de culpas que não pode ser esquecido.
"LOW COST"?
O rótulo “low cost” é um dos ícones da contemporaneidade. A expressão significa “custo baixo” e utiliza-se para caracterizar aqueles negócios que escolhem a estratégia de redução dos custos de produção ao mínimo para oferecerem os bens ou serviços a preços reduzidos. Isto é, custo baixo para o produtor e custo baixo para o comprador. Operando em grande escala, o produtor pode conseguir lucros significativos. E o consumidor fica todo satisfeito por adquirir o que quer a preços comedidos.
Subscribe to:
Posts (Atom)
Por uma produção amiga da felicidade
"Desde que Adam Smith publicou “A Riqueza das Nações” que se gerou a noção de que a ciência económica havia de ser a disciplina que nos...
-
A ideia de que as pessoas conseguem aceder às posições sociais que merecem através do seu esforço é uma utopia categórica. Nunca existirá ...
-
Uma das grandes vantagens do sistema de mercado, enquanto organizador da actividade económica, é promover, quando há suficiente concorrênc...
-
Entendamo-nos, a primeira e inultrapassável limitação à liberdade são as leis da física : não se consegue anular a lei universal da atracç...